
O nosso cérebro, por norma, é capaz de compreender, aprender, recordar e processar todas as informações externas, captadas pelos nossos sentidos. Défice cognitivo ou deficit cognitivo, é o nome atribuído à limitação da capacidade mental em assimilar funções diversas. Não existe um padrão único, no entanto a presença de défice cognitivo prejudica sempre a nossa capacidade de concentração, comunicação e aprendizagem.
O défice cognitivo apresenta uma maior incidência na população idosa, no entanto, tende a aparecer atualmente e com maior frequência, em classes mais novas. Tem origem na ansiedade, na depressão, na dificuldade em dormir, entre outros, que, inicialmente, provoca um comprometimento cognitivo leve (por ex.: perdas de memória pontuais, dificuldade em concentração, dificuldade no raciocínio lógico), que não deverão ser desvalorizados, uma vez que, se não for devidamente acompanhado, evolui para um comprometimento cognitivo moderado a severo. Surge, igualmente associado, a várias doenças como: Doenças Neurodegenertivas (por ex.: Doença Tipo Alzheimer, Parkinsonismo, entre outros), AVC, Doenças Psiquiátricas (Esquizofrenia, Doença Bipolar, entre outros), Lesões cerebrais causadas por traumatismos, exposição a produtos químicos ou tóxicos, Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, Paralisia Cerebral, entre outros.
Não existe cura para o défice cognitivo.
O objetivo do tratamento cinge-se à avaliação rigorosa da pessoa e, posteriormente, à reabilitação das funções cognitivas, com objetivo de melhoria progressiva, adequando os exercícios de estimulação a cada pessoa.
A reabilitação das funções cognitivas e tratamentos são realizados em equipa multidisciplinar.
Inclui também a família, que tem um papel muito importante neste processo. A pessoa lesada sente-se, na maioria das vezes, desmotivada, com auto-estima baixa, com sensação de fracasso em não conseguir executar tarefas/exercícios simples. A compreensão da situação, juntamente com o apoio e confiança por parte da família, oferece o suporte necessário para a pessoa que apresenta défice cognitivo.
Faça já a sua marcação
Faça já a sua marcação através do nosso formulário online.